quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Programa de Atendimento Social de Rua: conheça como é feito esse trabalho

Cada pessoa atendida recebe tratamento diferenciado. Os assistentes socias realizam a abordagem de rua de segunda a sexta- feira, das 08h às 17h. A ação faz parte do Programa de Atendimento Social de Rua
Viabilizar ações que assegurem os direitos das pessoas em situação de rua no município, inclusão e promoção social do cidadão. Esse é o objetivo do programa de Atendimento Social de Rua, que abrange todo o município de Cariacica, e tem como público-alvo crianças, adolescentes e adultos em situação de rua.
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Cariacica (SEMAS) realiza as abordagens nas áreas públicas da cidade, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. Cada pessoa atendida recebe tratamento diferenciado, de acordo com a situação analisada pelos assistentes sociais.
Nos atendimentos, os moradores de rua são orientados para a emissão de documentos oficiais. Os que necessitam são levados para Pronto-Atendimentos e alguns são encaminhamos para a Casa de Abrigo do município, que fica no bairro Vila Merlo, com capacidade para atendimento de 40 pessoas.
Qualquer munícipe pode ajudar neste trabalho. Caso queira pedir o apoio da equipe para realizar abordagem a uma pessoa que se encontra nessa situação, basta entrar em contato com a equipe do programa por meio do telefone 3346-6329.
De acordo com o coordenador do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) de Cariacica, Hieverson Caser, os principais motivos que levam um cidadão a viver nesta situação são a dependência química, o transtorno mental, o desemprego e os conflitos familiares.

Caser destaca também que são fornecidas à população orientações sobre a importância de não doar dinheiro nem comida, pois isso contribui para dependência e a permanência dessas pessoas na rua.

Hoje, Cariacica possui em torno de 55 moradores de rua, sendo 81% homens e 48% com idades entre 18 e 40 anos. As ações do programa são embasadas na Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) de 1993, que regulamenta a assistência social brasileira enquanto política pública, o que se denomina tripé da seguridade social, juntamente com a saúde e a previdência.

Dados nacionais

De acordo com a última pesquisa nacional realizada no ano de 2008, pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, mais da metade das pessoas adultas em situação de rua, cerca de 53%, possuem entre 25 e 44 anos, e apenas 15,7% pedem dinheiro como meio para sobrevivência.

A pesquisa ainda aponta que 70% são trabalhadores que exercem alguma atividade remunerada, o que comprova que a população em situação de rua não é composta por “mendigos” ou “pedintes”.
Informações Adicionais:
Ariane Franco
Jornalista responsável - SEMCO
Texto: Carlos Eduardo Candeias

Nenhum comentário:

Postar um comentário