sábado, 17 de outubro de 2009

Documentário contemplado pela Lei João Bananeira é exibido em Cariacica-Sede


“Caminhos de Cariacica”, vídeo-documentário realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Cariacica, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SEMCEL), com recursos da Lei de incentivo a cultura João Bananeira e com apoio cultural da Marca Ambiental, será apresentado à população neste sábado, 03, na praça da igreja Matriz, em Cariacica-Sede, a partir das 20h.

Com roteiro e direção de Suzi Nunes, e edição de Marcão Athayde, o vídeo tem aproximadamente 30 minutos de duração e coloca a comunidade a par das potencialidades turísticas e históricas do município. Para a produtora do documentário é uma forma de valorizar toda a beleza existente em Cariacica.

Suzi conta que a idéia de uma obra áudio visual foi à forma que encontrou para promover e facilitar o conhecimento dos bens culturais do município, e fortalecer em sua divulgação, visto que Cariacica é o berço da cultura capixaba. Para a gravação foram percorridos 450 km dentro da cidade.

Nunes acredita que o apoio da Lei é fundamental para a realização deste e outros projetos, funcionando assim como estimulador para talentos artísticos estreantes e para os consagrados do município. Ela espera ainda que o material seja usado como mais uma forma didática de ensino.

Para o gerente de Cultura, Esporte e Lazer, Hudson Braga, a união do artista em questão, da lei e do empresariado consegue produzir um trabalho que mostra para a sociedade o que eles ainda não conhecem, além de todo potencial criativo do município, o que é um grande ganho para a população de Cariacica.

Lei

A Lei João Bananeira, nome dado ao personagem tradicional do congo cariaciquense, foi criada para valorizar a identidade e promover a produção cultural de Cariacica. Beneficiará iniciativas nas áreas de artes visuais, audiovisual, artes cênicas, literatura, música, patrimônio histórico, artístico e cultural, folclore, carnaval, artesanato e humanidades. Cariacica é o terceiro município do Estado a criar uma lei de incentivo à cultura.

Depois de aberto o edital, os interessados elaboram projetos. No final, é entregue um certificado com a autorização para que o proponente do projeto contemplado procure um empresário local com o objetivo de trocar o bônus por um incentivo fiscal.


Informações Adicionais:
Ariane Franco
Jornalista responsável- SEMCO
Texto: Carlos Eduardo Candeias

Nenhum comentário:

Postar um comentário