quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Procon realiza ação educativa para celebrar mês do consumidor

Foto: Mayra Bandeira
Quem não quer comprar um produto ou adquirir um serviço de qualidade e pagar um preço justo por isso? E é com esse intuito de explicar e tirar dúvidas dos consumidores que o Procon de Cariacica realiza nesta quinta-feira, 10, uma ação educativa junto à população e comerciantes, com a entrega de panfletos, cartazes e códigos de Defesa do Consumidor.

O gerente do Procon de Cariacica, José Carlos Coutinho, explica que setembro é o mês do consumidor, devido à lei estadual 7.579 sancionada pelo governador Paulo Hartung, em 2003. “Por isso, organizamos essa atividade. Os fiscais do Procon percorrerão Jardim América, Itacibá e Campo Grande, das 9h às 17h.”

Direitos

As empresas ou pessoas que vendem produtos ou serviços têm que oferecer aos consumidores qualidade, com um preço justo, sem enganar o comprador. É um direito do consumidor, garantido pela lei n° 8.078, de 11 de setembro de 1990, que criou o Código de Defesa do Consumidor, explica o gerente do Procon, José Carlos Coutinho.

Coutinho esclarece que todos os consumidores que se sentirem prejudicados podem entrar em contato com o órgão pra fazer as denúncias. Depois de registradas, o Procon entra e contato com a empresa por meio de telefone. Em seguida é feita uma fiscalização na empresa. Procedendo, uma notificação é enviada ao fornecedor que pode virar um processo e até culminar em multa para a empresa.

O Procon atende a toda comunidade de Cariacica por meio dos telefones 3346-6312 e/ou 3346- 6324, das 9h às 17h. Os consumidores também podem comparecer à unidade, localizada no endereço Avenida Getulio Vargas, 88, Campo Grande.

Para registrar uma reclamação é necessário que o consumidor tenha em mãos a cópia da nota fiscal do produto adquirido ou o termo de garantia, além de comprovante de identidade e endereço. Em caso de reclamações contra empresas que ofereçam algum serviço é preciso da cópia do contrato.

Informações Adicionais:
Ariane Franco
Jornalista responsável- SEMCO
Texto: Carlos Eduardo Candeias
Fonte: José Carlos Coutinho
Gerente do Procon de Cariacica

Nenhum comentário:

Postar um comentário